Quem Somos

Claudia Costin
Diretora

Graduou-se em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas em 1978, concluiu mestrado em Economia Aplicada à Administração (1986) e cursou Doutorado em Administração Pública pela mesma instituição. Ao longo da carreira, Costin foi professora universitária em distintas instituições de ensino superior, como o INSPER, a Fundação Armando Álvares Penteado, a Fundação Getulio Vargas e as universidades PUC-SP, Unicamp e UnB. Foi secretária-executiva e ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2000). Também ocupou o cargo de Secretária de Cultura do Estado de São Paulo durante a primeira gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) como governador, entre 2003 e 2005. Em seguida, em 2005, assumiu a vice-presidência da Fundação Victor Civita, organização mantida pelo Grupo Abril e pela Gerdau com o foco na educação pública. Foi secretária de educação do município do Rio de 2009 até julho de 2014, quando assumiu o cargo de Diretora Global de Educação do Banco Mundial. Desde 2016, dá aulas no Mestrado em Educação de Harvard, como professora visitante. Em 2016, criou e passou a dirigir o CEIPE, Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, na Fundação Getulio Vargas, em parceria com Harvard e Brookings Institute. Integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho), das Nações Unidas.

 

 

 

Teresa Pontual
Gerente Executiva

É a atual Gerente Executiva do CEIPE. Anteriormente, foi Diretora de Currículos e Educação Integral na Secretaria de Educação Básica do MEC (2016). Sua Diretoria foi responsável por coordenar o desenvolvimento, o envio ao Conselho Nacional de Educação e a implementação pelos estados e municípios da Base Nacional Comum Curricular, pelas políticas voltadas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio do país e por programas de indução da educação integral para toda a educação básica. De 2013 até sua ida para o MEC, Teresa foi Subsecretária de Educação na Secretaria Municipal da Educação do município de Salvador, onde liderou uma reforma educacional que elevou o IDEB da rede de 4,0 para 4,7 em três anos. Anteriormente, atuou como Gerente de Projetos na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, coordenando a implantação das Escolas de 7 Horas e de um novo sistema online de gestão de informação numa rede de 1.334 10 Unidades Escolares, além de ser responsável pela área de indicadores educacionais. Foi ainda Subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, onde implantou o sistema de avaliação de desempenho dos alunos da rede (SAERJ). Começou sua trajetória profissional no terceiro setor em Nova Iorque e como Assessora de Políticas Sociais na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Teresa é mestre em Política Educacional Internacional pela Universidade de Harvard em Massachusetts, Lemann Fellow, especialista em Gestão de Negócios pelo COPPEAD/UFRJ e é bacharel em Ciência Política pela faculdade de Swarthmore na Pensilvânia.

 

 

 

Tássia Cruz
Professora FGV/EPPG

Professora da Escola de Politicas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (EPPG/FGV-Brasília) e professora colaboradora do CEIPE (EBAPE/FGV-Rio). Tássia possui PhD em Economia da Educação e mestrado em Economia pela Universidade de Stanford. É graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Rio. A pesquisa desenvolvida em seu doutorado analisa as decisões de contratação de professores dos governos municipais no Brasil. Tássia foi gerente de projetos na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Trabalhou como consultora do Banco Mundial em parceria com diversas Secretarias de Educação em avaliações de impacto de programas educacionais e para formar professores e supervisores escolares em métodos de observação em sala de aula. Possui ampla experiência em pesquisas sobre financiamento da educação básica, avaliação de impacto de programas educacionais e mercado de trabalho de professores no Brasil.

 

 

 

Cristiano Americano
Assessor Acadêmico

Integra a equipe do CEIPE na área de relacionamento e planejamento de programas e eventos acadêmicos. Cristiano é relações públicas e designer, pelo Instituto Europeu de Design, rede internacional de escolas de design, com prática nos campos da educação e de pesquisa, para as áreas de design e comunicação. Atua na área da educação desde 2011, quando foi convidado pelo subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sob a gestão da secretária Claudia Costin, para a coordenação e gestão de parcerias do projeto GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Entre 2014 e final de 2016, foi responsável pela área de relacionamento e eventos da ONG LABi - Laboratório de Inovação Educacional. Na área de arquitetura e design, participou da concepção, montagem e curadoria da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília, além de outros projetos.

 

 

 

 

Raquel de Oliveira
Coordenadora

Raquel de Oliveira trabalha com Educação desde 1996. Cursou Mestrado em Estudos da Linguagem na PUC-Rio, Letras (Inglês Literaturas) na Uerj e Produção Editorial na UFRJ. Interessada em desenhos de currículos e formação docente, trabalhou em todos os níveis da Educação Básica nas redes públicas e privadas. Lecionou Linguagem e Cognição e Línguística na Uerj. Como supervisora de cultura colaborativa, trabalhou com gestão de equipes pedagógicas num projeto com mais de 450 escolas em todo o Brasil pelo grupo Santillana. Atuou no departamento de English Language Teaching da Pearson. Ultimamente, tem pesquisado sobre Teaching for Understanding aplicado à realidade brasileira e se interessa por formação de professores, currículos e políticas educacionais.

 

 

 

Denise Menchen
Coordenadora

Denise Menchen é jornalista com vasta experiência na apuração, redação e edição de reportagens e entrevistas, na organização de eventos, no relacionamento com parceiros e na gestão de projetos e equipes. Formou-se em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduou-se em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Durante seis anos, trabalhou na Folha de S.Paulo, ocupando as funções de repórter, pauteira e editora-assistente. Colaborou ainda com outros grandes veículos nacionais e internacionais, como Veja Rio, Terra, ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen), Der Tagesspiegel, Westdeutsche Allgemeine Zeitung e Kölner Stadt-Anzeiger. Antes de se unir à equipe do CEIPE, foi curadora da Casa do Saber Rio.

 

 

 

Eduardo Sá
Coordenador

Eduardo Sá é economista, formado pela PUC-Rio e UCLA. Trabalhou por quatro anos na Prefeitura do Rio, no Instituto Pereira Passos, coordenando times de jovens moradores de favelas treinados para recensearem a juventude de suas próprias comunidades, bem como coordenando o mapeamento da infraestrutura urbana de todas as favelas da Maré. Também participou da criação e operação do Escritório de Gestão de Projetos do Instituto. Como consultor do Banco Mundial, integrou a equipe incumbida de avaliar programas estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Antes de reconhecer sua vocação no campo da educação, foi trainee no Banco Opportunity e consultor de estratégia da PwC e Deloitte.

 

 

Juliana Portella
Bolsista

Cursa Mestrado em Administração Pública na EBAPE/FGV. É graduada em Economia pela PUC-Rio, tendo trabalhado com pesquisa em regulação e avaliação de impacto na Federação Nacional de Saúde Suplementar e Climate Policy Initiative. Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (CNPQ), participante do Programa de Educação Tutorial (MEC) em Economia e coordenadora de grupo de estudos em Economia Brasileira do Instituto de Estudos de Política Econômica - Casa das Garças.

 

 

 

Bernardo Andretti
Bolsista

Bernardo cursa mestrado em Administração Pública na EBAPE/FGV e é assistente de pesquisa de estudo sobre Educação e Transparência. É graduado em Economia pela UFRJ, tendo estagiado na Superintendência Adjunta de Inflação no Instituto Brasileiro de Economia - IBRE/FGV, sendo responsável pela coleta e análise de dados macroeconômicos. Ainda no IBRE, foi assistente de pesquisa do estudo "Números da Educação Privada", realizado para a Federação Nacional de Escolas Particulares.

 

 

 

Daniel Denoá
Bolsista

Daniel Denoá cursa Graduação em Economia na EPGE/FGV com bolsa mérito integral, concedida aos 10 primeiros colocados no vestibular. Durante sua graduação tem atuado como professor de Física em um curso Pré Militar/Vestibular no Rio de Janeiro, onde trabalhou também no setor de concessão de Bolsas de Estudo e na Coordenação da turma AFA/EFOMM/Escola Naval. Participou, como membro da liga de mercado financeiro IME FINANCE, do Programa de Incubação de Ligas 2015 da Fundação Estudar, organizando a missão/estrutura de valores da entidade estudantil e contribuindo para a disseminação do conhecimento de Ligas dentro de sua antiga faculdade (IME – Instituto Militar de Engenharia). Daniel também atua hoje como Diretor Acadêmico do Centro Acadêmico de Economia da FGV, onde trabalha para gerar maior integração entre os alunos de graduação através de palestras com ex- alunos, tendo como foco a passagem da Academia para o Mercado de Trabalho.