Quem Somos

Claudia Costin
Diretora

Graduou-se em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas em 1978, concluiu mestrado em Economia Aplicada à Administração (1986) e cursou Doutorado em Administração Pública pela mesma instituição. Ao longo da carreira, Costin foi professora universitária em distintas instituições de ensino superior, como o INSPER, a Fundação Armando Álvares Penteado, a Fundação Getulio Vargas e as universidades PUC-SP, Unicamp e UnB. Costin foi secretária-executiva e ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2000). Também ocupou o cargo de Secretária de Cultura do Estado de São Paulo durante a primeira gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) como governador, entre 2003 e 2005. Em seguida, em 2005, Claudia Costin assumiu a vice-presidência da Fundação Victor Civita, organização mantida pelo Grupo Abril e pela Gerdau com o foco na educação pública. Foi secretária de educação do município do Rio de 2009 até julho de 2014, quando assumiu o cargo de Diretora Global de Educação do Banco Mundial. Desde 2016, dá aulas no Mestrado em Educação de Harvard, como professora visitante. Em 2016, criou e passou a dirigir o CEIPE, Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, na Fundação Getulio Vargas, em parceria com Harvard e Brookings Institute. Integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho), das Nações Unidas.

Teresa Pontual
Gerente Executiva

É a atual Gerente Executiva do CEIPE. Anteriormente, foi Diretoria de Currículos e Educação Integral na Secretaria de Educação Básica do MEC (2016). Sua Diretoria foi responsável por coordenar o desenvolvimento, o envio ao Conselho Nacional de Educação e a implementação pelos estados e municípios da Base Nacional Comum Curricular, pelas políticas voltadas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio do país e por programas de indução da educação integral para toda a educação básica. De 2013 até sua ida para o MEC, Teresa foi Subsecretária de Educação na Secretaria Municipal da Educação do município de Salvador, onde liderou uma reforma educacional que elevou o IDEB da Rede de 4,0 para 4,7 em três anos. Anteriormente, atuou como Gerente de Projetos na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, coordenando a implantação das Escolas de 7 Horas e de um novo sistema online de gestão de informação numa rede de 1.334 10 Unidades Escolares, além de ser responsável pela área de indicadores educacionais. Foi ainda Subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro onde implantou o sistema de avaliação de desempenho dos alunos da rede (SAERJ). Começou sua trajetória profissional no terceiro setor em Nova Iorque e como Assessora de Políticas Sociais na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Teresa é mestre em Política Educacional Internacional pela Universidade de Harvard em Massachusetts, Lemann Fellow, especialista em Gestão de Negócios pelo COPPEAD/UFRJ e é bacharel em Ciência Política pela faculdade de Swarthmore na Pensilvânia.

Tássia Cruz
Professora FGV/EPPG

Professora da Escola de Politicas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (EPPG/FGV-Brasília) e professora colaboradora do CEIPE (EBAPE/FGV-Rio). Tássia possui PhD em Economia da Educação e mestrado em Economia pela Universidade de Stanford. É graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Rio. A pesquisa desenvolvida em seu doutorado analisa as decisões de contratação de professores dos governos municipais no Brasil. Tássia foi gerente de projetos na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Trabalhou como consultora do Banco Mundial em parceria com diversas Secretarias de Educação em avaliações de impacto de programas educacionais e para formar professores e supervisores escolares em métodos de observação em sala de aula. Possui ampla experiência em pesquisas sobre financiamento da educação básica, avaliação de impacto de programas educacionais e mercado de trabalho de professores no Brasil.

Allan Coutinho
Coordenador

Coordenador de Produção de Conhecimento no CEIPE. Lemann Fellow e condecorado “Person of the Year Fellow” pela Câmara de Comércio Americana e pela Fundação Lemann, é Mestre em Políticas Internacionais em Educação pela Universidade de Harvard. Allan é autor e co-autor de livros, artigos e capítulos que abordam a construção de políticas públicas em educação no Brasil, publicados pelo CEIPE-FGV/EBAPE e pela Universidade de Harvard. Títulos incluem “Por Uma Nova Formação Continuada”, “Como Aumentar seu IDEB” e “Empowering All Students at Scale”. Summa Cum Laude em Desenvolvimento Internacional em Educação e Governança, pesquisou sobre políticas para docentes no Brasil e no mundo, bem como políticas sobre internacionalização e educação terciária, sendo condecorado pelo Ministério da Educação do Japão como Jasso Scholar na Universidade de Nagoya (Nagoya University), uma das mais prestigiadas universidades daquele país.

Cristiano Americano
Assessor Acadêmico

Integra a equipe do CEIPE na área de relacionamento e planejamento de programas e eventos acadêmicos. Cristiano é relações públicas e designer, pelo Instituto Europeu de Design, rede internacional de escolas de design, com prática nos campos da educação e de pesquisa, para as áreas de design e comunicação. Atua na área da educação desde 2011, quando foi convidado pelo subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sob a gestão da secretária Claudia Costin, para a coordenação e gestão de parcerias do projeto GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Entre 2014 e final de 2016, foi responsável pela área de relacionamento e eventos da ONG LABi - Laboratório de Inovação Educacional. Na área de arquitetura e design, participou da concepção, montagem e curadoria da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília, além de diversos outros projetos.

 

Juliana Portella
Bolsista

Cursa Mestrado em Administração Pública na EBAPE/FGV. É graduada em Economia pela PUC-Rio, tendo trabalhado com pesquisa em regulação e avaliação de impacto na Federação Nacional de Saúde Suplementar e Climate Policy Initiative. Durante a graduação, foi bolsista do programa do Programa Institucional de Iniciação Científica (CNPQ), participante do Programa de Educação Tutorial (MEC), em Economia e coordenadora de grupo de estudos em Economia Brasileira do Instituto de Estudos de Política Econômica - Casa das Garças 

 

 

Eduardo Sá
Coordenador

Eduardo Sá é economista, formado pela PUC-Rio e UCLA. Trabalhou por quatro anos na Prefeitura do Rio, no Instituto Pereira Passos, coordenando times de jovens moradores de favelas treinados para recensearem a juventude de suas próprias comunidades, bem como coordenando o mapeamento da infraestrutura urbana de todas as favelas da Maré. Também participou da criação e operação do Escritório de Gestão de Projetos do Instituto. Como consultor do Banco Mundial, integrou a equipe incumbida de avaliar programas estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Antes de reconhecer sua vocação no campo da educação, foi trainee no Banco Opportunity, e consultor de estratégia da PwC e Deloitte.

 

 

Talita Nascimento
Coordenadora

Talita Nascimento é Coordenadora no CEIPE. Anteriormente, foi Gerente de Relações Governamentais da Mira Educação, negócio social que busca desenvolver tecnologias educacionais para a rede pública brasileira. Talita é mestre em International Education and Development pela Universidade de Columbia, New York. Durante o mestrado, Talita foi bolsista da Fundação Lemann, Fundação Estudar e da Brazilian American Chamber of Commerce. Nesse período, Talita realizou pesquisa de campo, no Rio de Janeiro, sobre práticas e metodologias pedagógicas na construção de paz, e prestou consultoria ao European Wergeland Centre, que teve como objetivo o desenvolvimento das bases curriculares de cidadania e democracia do governo da Ucrânia. Além disso, foi assistente de pesquisa em um estudo comparado dos resultados do PISA e TIMMS 2015. Antes de se dedicar ao mestrado, Talita trabalhou com programas focados em ensino superior, no Ministério da Educação. Talita é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo.

Bernardo Andretti
Bolsista

Bernardo cursa mestrado em Administração Pública na EBAPE/FGV e é assistente de pesquisa do estudo sobre Educação e Transparência. É graduado em Economia pela UFRJ, tendo estagiado na Superintendência Adjunta de Inflação no Instituto Brasileiro de Economia - IBRE/FGV, sendo responsável pela coleta e análise de dados macroeconômicos. Ainda no IBRE, foi assistente de pesquisa do estudo "Números da Educação Privada", realizado para a Federação Nacional de Escolas Particulares.

 

 

 

Ugo Medrado
Bolsista

Ugo cursa Mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV. É graduado em Relações Internacionais pela UFRJ. Trabalhou por três anos no Governo do  Estado do Rio de Janeiro na Secretaria de Direitos Humanos (SEDHMI), onde coodernava a execução do Plano Estadual de Atenção a Refugiados e Migrantes. Na ocasião, também era responsável pela cumprimento das recomendações em políticas públicas advindas dos sistemas internacionais de direitos humanos (ONU e OEA). Anteriormente, participou do Programa Acadêmico do Ministério de Relações Exteriores na Missão do Brasil junto à ONU, em Nova York, no contexto das negociações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).