No dia 21 de agosto de 2019, foi lançada a Iniciativa Petrobras para Primeira Infância, com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. Em carta de intenções assinada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e FGV CEIPE (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Públicas), oficializa o envolvimento de instituições públicas e privada que atuam no âmbito da Primeira Infância.
A Iniciativa parte do entendimento de que o apoio às crianças na fase da Primeira Infância impactará suas oportunidades durante a vida adulta. Por isso, a Petrobras, a partir da sua área de Responsabilidade Social, criou projetos em parceria com organizações de referência no ramo para potencializar os efeitos do desenvolvimento no país.
Investir na Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento infantil. Mais do que impactar somente a fase da infância, os retornos desse investimento são vistos durante o período adulto na vida do indivíduo impactado. Os anos iniciais de uma criança apresentam uma oportunidade ímpar de rompimento de ciclos geracionais de pobreza e a melhora nos indíces educacionais, fatores esses que afetam diretamente a qualidade de vida das próximas gerações.
Sendo assim, junto a Petrobras na implementação da Iniciativa, o CEIPE implementa o projeto de Qualificação Direta em Primeira Infância. O propósito dessa parceria é melhorar a gestão da Educação Infantil nos 15 municípios contemplados, a atuação acontece por meio da qualificação dos secretários de educação e o suporte à equipe técnica para a aplicação de políticas educacionais voltadas à Primeira Infância. O objetivo é fazer com que as crianças durante essa fase se desenvolvam plenamente, e isso só é possível a partir da sua inserção em unidades de Educação Infantil de qualidade.
O projeto vem apontar a importância do investimento em políticas públicas pela primeira infância. O foco na educação infantil acessível e de qualidade é central para o desenvolvimento pleno das crianças e de futuros cidadãos. E problemas sociais, como a desigualdade socioeconômica e a pobreza, podem ser mitigados a partir do investimento na primeira infância. Conheça mais:
Para que esse objetivo seja alcançado pelo projeto, os secretários de educação são orientados através de mentorias para que a aprendizagem na Primeira Infância seja uma garantia e as Redes recebem apoio para que os programas e as políticas de educação sejam implementadas de maneira qualitativa. Além disso, o suporte técnico dado pela Qualificação Direta em Primeira Infância é expandido às equipes de pré-escolas consideradas modelo em quatro municípios, a fim de assegurar melhores oportunidades de aprendizagem para as crianças impactadas.
(Equipe Petrobras/CEIPE: Vivian Barros, Nayara Araújo, Patrícia Bizzotto e Emília Marinho)
Confira o vídeo do projeto e veja como a Primeira Infância pode ser uma oportunidade de romper o ciclo da pobreza no Brasil.