- Políticas Educacionais em Ação - Número 23Como ampliar a participação da sociedade no processo legislativo em pautas de educação O 23º documento da série Políticas Educacionais em Ação tem como objetivo apontar como ocorrem essas decisões no Legislativo e que fatores impactam nas decisões dos parlamentares na tomada de decisão sobre temas relacionados à educação para que atores e entidades possam participar de processos futuros. Data de publicação: dezembro/2022
- Políticas Educacionais em Ação - Número 22Evasão escolar no Brasil pós-pandemia O 22º documento da série Políticas Educacionais em Ação busca analisar os entraves para a permanência de crianças e jovens na escola a partir do contexto da pandemia. Levando em consideração as questões estruturais, como o acesso desigual às novas tecnologias e bem como a má redistribuição de renda, alunos mais vulneráveis passaram a enfrentar esses e outros desafios para permanecer o processo de aprendizagem nas escolas. Data de publicação: dezembro/2022
- Políticas Educacionais em Ação - Número 21Eficiência do gasto em Educação O 21º documento da série Políticas Educacionais em Ação tem como objetivo lançar luzes sobre a relação entre os gastos e o desempenho da educação básica brasileira e, com base em evidências nacionais e internacionais, apresentar uma síntese das políticas e práticas capazes de elevar a eficiência dos gastos dos sistemas escolares. Data de publicação: dezembro/2022
- Políticas Educacionais em Ação - Número 20Práticas pedagógicas inovadoras O 20º documento da série Políticas Educacionais em Ação tem como objetivo esclarecer o que são as práticas pedagógicas inovadoras. As autoras do policy brief, Tatiana Sansone Soster e Gabriela Fronzaglia, desenvolvem o tema a partir da apresentação de casos de sucesso, elaboração das recomendações necessárias para a implementação de tais práticas e análise das referências bibliográficas para o aprofundamento da teoria e indicações de políticas públicas. Data de publicação: julho/2022
- Políticas Educacionais em Ação - Número 19Capacidades estatais das secretarias municipais de Educação: diagnóstico e reformas O 19º documento da série Políticas Educacionais em Ação tem como objetivo entender como a qualidade da gestão pública é fundamental para o sucesso das políticas educacionais municipais. Por isso, os autores do policy brief, Fernando Luiz Abrucio e Rafael Rodrigues Viegas, utilizam o conceito de capacidades estatais, a partir do qual se busca compreender a situação atual das secretarias de Educação e de qual forma elas podem aprimorar suas infraestruturas e funcionamento com o propósito de melhorar o desempenho educacional sob comando municipal. Data de publicação: maio/2022