• Políticas Educacionais em Ação - Número 20
    Práticas pedagógicas inovadoras O 20º documento da série Políticas Educacionais em Ação tem como objetivo esclarecer o que são as práticas pedagógicas inovadoras. As autoras do policy brief, Tatiana Sansone Soster e Gabriela Fronzaglia, desenvolvem o tema a partir da apresentação de casos de sucesso, elaboração das recomendações necessárias para a implementação de tais práticas e análise das referências bibliográficas para o aprofundamento da teoria e indicações de políticas públicas. Data de publicação: julho/2022
  • Políticas Educacionais em Ação - Número 19
    Capacidades estatais das secretarias municipais de Educação: diagnóstico e reformas O 19º documento da série Políticas Educacionais em Ação tem como objetivo entender como a qualidade da gestão pública é fundamental para o sucesso das políticas educacionais municipais. Por isso, os autores do policy brief, Fernando Luiz Abrucio e Rafael Rodrigues Viegas, utilizam o conceito de capacidades estatais, a partir do qual se busca compreender a situação atual das secretarias de Educação e de qual forma elas podem aprimorar suas infraestruturas e funcionamento com o propósito de melhorar o desempenho educacional sob comando municipal. Data de publicação: maio/2022
  • Políticas Educacionais em Ação - Número 17
    Estratégias para promover a recuperação de aprendizagem O 17º documento da série Políticas Educacionais em Ação busca mostrar que não basta somente promover o aumento do acesso às escolas, é necessário trabalhar em estratégias que assegurem o processo de aprendizagem. A autora do policy brief, Priscilla Bacalhau, através de dados educacionais, evidencia a defasagem de conhecimentos básicos que afeta o Brasil em comparação com países mais ricos. Por isso, diagnósticos, incentivo, reformas estruturais, uso de novas tecnologias, e entre outras medidas sistêmicas, são ferramentas capazes de mitigar o quadro deficitário de aprendizagem no país. Data de publicação: junho/2022
  • Políticas Educacionais em Ação - Número 16
    Habilidades socioemocionais O 16º documento da série Políticas Educacionais em Ação objetiva introduzir o conceito das chamadas habilidades socioemocionais com o objetivo de pautar as discussões de políticas públicas educacionais.  Por isso, as autoras do policy brief, Cristine Pinto e Natália Marchi, apresentam as diferentes conotações do termo, as maneiras adequadas de se medir tais habilidades, evidências do impacto das habilidades socioemocionais na vida futura dos indivíduos e como elas podem ser consideradas características flexíveis, passíveis de adaptação, ao contrário das habilidades cognitivas. Data de publicação: julho/2022
  • Políticas Educacionais em Ação - Número 15
    As desigualdades educacionais brasileiras precisam ser reduzidas. Como fazer isso? O 15º documento da série Políticas Educacionais em Ação analisa as desigualdades educacionais no país, a partir de três pontos: acesso, permanência e aprendizados viabilizados por uma escola. Os autores Fábio Waltenberg, Lara Simielli e José Francisco Soares levantam reflexões para as escolas, para redes de ensino (municipais e estaduais) e para o governo federal. E destacam que, em todas as instâncias, o importante é que o debate permeie as políticas públicas educacionais, voltadas ao enfrentamento das desigualdades, desenvolvendo programas com foco nos estudantes e nas escolas mais vulneráveis. Esse trabalho contou também com o apoio da assistente de pesquisa Graciele Pereira Guedes.

Páginas