• Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?
    “Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?” é um documento produzido pelo FGV CEIPE, em parceria com a Undime (União dos dirigentes municipais de Educação), a Fundação Lemann e o Instituto Natura, que busca de apoiar e incentivar trocas entre lideranças educacionais, com objetivo de minimizar os danos causados pela pandemia da COVID-19 à aprendizagem escolar de alunos de todo o país. Foi a partir de entrevistas com representantes de conselhos de educação, redes de ensino e especialistas nacionais e internacionais, que temas sensíveis no contexto educacional pandêmico foram debatidos, como por exemplo: calendário escolar, registro de atividades e avaliação. O documento traz casos de sucesso, possibilitando, assim, tanto o apoio a gestores educacionais na elaboração de estratégias possíveis, quanto o fortalecimento do debate público qualificado.
  • Recomendações para a volta às aulas
    "Recomendações para a volta às aulas" é um documento-síntese preparado pelo CEIPE com o objetivo de auxiliar redes de ensino e seus respectivos gestores frente à pandemia do novo coronavírus. O material contém orientações listadas pela professora Claudia Costin a partir da experiência internacional.
  • Gerindo Sistemas Educacionais durante o COVID-19: Carta Aberta a um Ministro da Educação
    "Gerindo Sistemas Educacionais durante o COVID-19: Carta Aberta a um Ministro de Educação" é a versão em português do texto "Managing Education Systems During COVID-19: An Open Letter to A Minister of Education", assinado por Karen Mundy e Susannah Hares e publicado no site Center for Global Development. Com tradução de Juliana Rodrigues e revisão de Teresa Pontual, do CEIPE, o documento traz valiosas dicas para gestores educacionais durante a pandemia do coronavírus.
  • Sistematização da construção do currículo de Educação Infantil para Boa Vista
    Este documento tem por objetivo sistematizar as principais ações realizadas no âmbito do projeto de construção da Proposta Curricular para a Educação Infantil no município de Boa Vista, de forma que possam ser armazenadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - (SMEC) e, eventualmente, servir de inspiração para outras redes de educação na construção de documentos dessa natureza. O projeto do qual trata o documento consiste em uma parceria entre o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais - CEIPE, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - FMCSV e a Prefeitura Municipal de Boa Vista.
  • Proposta Curricular de Educação Infantil de Boa Vista - Volume II
    Ao longo do processo de elaboração da Proposta Curricular para a Educação Infantil em Boa Vista, surgiu a necessidade de se criar um documento que pudesse consolidar conceitos e sugestões práticas que auxiliasse o professor no processo de incorporação do novo currículo à sua prática pedagógica. Foi elaborado então o Volume II da Proposta Curricular: Orientações Didáticas.

Páginas