- Matriz de competências para gestores e corpo técnico que atuam na implementação, expansão e monitoramento do Ensino Médio IntegralEste documento diz respeito à Matriz de Competências para gestores e corpo técnico que atuam na implementação, expansão e monitoramento do Ensino Médio Integral (EMI). Por isso, ela foi construída pensando na atuação profissional dessas pessoas que estão nas mais diversas secretarias de educação brasileiras.
- Aprender fazendo: desafios para práticas de ensino remoto e implementação do ensino híbrido no contexto da pandemia de COVID-19“Aprender fazendo: desafios para práticas de ensino remoto e implementação do ensino híbrido no contexto da pandemia de COVID-19” é um documento produzido pelo FGV CEIPE, em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Natura, que sistematiza boas práticas de ensino remoto e apresenta recomendações para o ensino híbrido. A publicação busca apoiar as Redes de Ensino a promoverem a continuidade na trajetória escolar dos alunos visando que estes alcancem níveis adequados de aprendizado. Considerando os inúmeros desafios advindos da pandemia e com vistas à ampliação das discussões sobre a potencialidade do ensino híbrido no contexto educacional brasileiro, o guia técnico objetiva apresentar conhecimentos sobre a incorporação da tecnologia na educação. Data de publicação: fevereiro/2022
- Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?“Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?” é um documento produzido pelo FGV CEIPE, em parceria com a Undime (União dos dirigentes municipais de Educação), a Fundação Lemann e o Instituto Natura, que busca de apoiar e incentivar trocas entre lideranças educacionais, com objetivo de minimizar os danos causados pela pandemia da COVID-19 à aprendizagem escolar de alunos de todo o país. Foi a partir de entrevistas com representantes de conselhos de educação, redes de ensino e especialistas nacionais e internacionais, que temas sensíveis no contexto educacional pandêmico foram debatidos, como por exemplo: calendário escolar, registro de atividades e avaliação. O documento traz casos de sucesso, possibilitando, assim, tanto o apoio a gestores educacionais na elaboração de estratégias possíveis, quanto o fortalecimento do debate público qualificado. Data de publicação: fevereiro/2021
- Recomendações para a volta às aulas"Recomendações para a volta às aulas" é um documento-síntese preparado pelo CEIPE com o objetivo de auxiliar redes de ensino e seus respectivos gestores frente à pandemia do novo coronavírus. O material contém orientações listadas pela professora Claudia Costin a partir da experiência internacional. Data de publicação: junho/2020