- Aprender fazendo: desafios para práticas de ensino remoto e implementação do ensino híbrido no contexto da pandemia de COVID-19“Aprender fazendo: desafios para práticas de ensino remoto e implementação do ensino híbrido no contexto da pandemia de COVID-19” é um documento produzido pelo FGV CEIPE, em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Natura, que sistematiza boas práticas de ensino remoto e apresenta recomendações para o ensino híbrido. A publicação busca apoiar as Redes de Ensino a promoverem a continuidade na trajetória escolar dos alunos visando que estes alcancem níveis adequados de aprendizado. Considerando os inúmeros desafios advindos da pandemia e com vistas à ampliação das discussões sobre a potencialidade do ensino híbrido no contexto educacional brasileiro, o guia técnico objetiva apresentar conhecimentos sobre a incorporação da tecnologia na educação. Data de publicação: fevereiro/2022
- Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?“Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?” é um documento produzido pelo FGV CEIPE, em parceria com a Undime (União dos dirigentes municipais de Educação), a Fundação Lemann e o Instituto Natura, que busca de apoiar e incentivar trocas entre lideranças educacionais, com objetivo de minimizar os danos causados pela pandemia da COVID-19 à aprendizagem escolar de alunos de todo o país. Foi a partir de entrevistas com representantes de conselhos de educação, redes de ensino e especialistas nacionais e internacionais, que temas sensíveis no contexto educacional pandêmico foram debatidos, como por exemplo: calendário escolar, registro de atividades e avaliação. O documento traz casos de sucesso, possibilitando, assim, tanto o apoio a gestores educacionais na elaboração de estratégias possíveis, quanto o fortalecimento do debate público qualificado. Data de publicação: fevereiro/2021
- Recomendações para a volta às aulas"Recomendações para a volta às aulas" é um documento-síntese preparado pelo CEIPE com o objetivo de auxiliar redes de ensino e seus respectivos gestores frente à pandemia do novo coronavírus. O material contém orientações listadas pela professora Claudia Costin a partir da experiência internacional. Data de publicação: junho/2020
- Gerindo Sistemas Educacionais durante o COVID-19: Carta Aberta a um Ministro da Educação"Gerindo Sistemas Educacionais durante o COVID-19: Carta Aberta a um Ministro de Educação" é a versão em português do texto "Managing Education Systems During COVID-19: An Open Letter to A Minister of Education", assinado por Karen Mundy e Susannah Hares e publicado no site Center for Global Development. Com tradução de Juliana Rodrigues e revisão de Teresa Pontual, do CEIPE, o documento traz valiosas dicas para gestores educacionais durante a pandemia do coronavírus. Data de publicação: março/2020
- Sistematização da construção do currículo de Educação Infantil para Boa VistaEste documento tem por objetivo sistematizar as principais ações realizadas no âmbito do projeto de construção da Proposta Curricular para a Educação Infantil no município de Boa Vista, de forma que possam ser armazenadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - (SMEC) e, eventualmente, servir de inspiração para outras redes de educação na construção de documentos dessa natureza. O projeto do qual trata o documento consiste em uma parceria entre o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais - CEIPE, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - FMCSV e a Prefeitura Municipal de Boa Vista. Data de publicação: fevereiro/2020