• Dimensões do diálogo: Como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?
    “Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?” é um documento produzido pelo FGV CEIPE, em parceria com a Undime (União dos dirigentes municipais de Educação), a Fundação Lemann e o Instituto Natura, que busca de apoiar e incentivar trocas entre lideranças educacionais, com objetivo de minimizar os danos causados pela pandemia da COVID-19 à aprendizagem escolar de alunos de todo o país. Foi a partir de entrevistas com representantes de conselhos de educação, redes de ensino e especialistas nacionais e internacionais, que temas sensíveis no contexto educacional pandêmico foram debatidos, como por exemplo: calendário escolar, registro de atividades e avaliação. O documento traz casos de sucesso, possibilitando, assim, tanto o apoio a gestores educacionais na elaboração de estratégias possíveis, quanto o fortalecimento do debate público qualificado.
  • Educação Interrompida, Educação Repensada: Como a pandemia do Covid-19 está mudando a educação
    A convite dos autores Andreas Schleicher (OCDE) e Fernando Reimers (Harvard), o CEIPE preparou a versão em português do documento "Schooling disrupted, Schooling rethought: How the Covid-19 pandemic is changing education", o segundo relatório produzido pela OCDE sobre educação durante a pandemia. Com tradução de Juliana Rorigues e revisão de Claudia Costin e Teresa Pontual, "Educação Interrompida, Educação Repensada: Como a pandemia do Covid-19 está mudando a educação" propõe-se, novamente, a repensar a educação no contexto vigente, contemplando recomendações sobre a organização, gestão e instrução das escolas. 
  • Recomendações para a volta às aulas
    "Recomendações para a volta às aulas" é um documento-síntese preparado pelo CEIPE com o objetivo de auxiliar redes de ensino e seus respectivos gestores frente à pandemia do novo coronavírus. O material contém orientações listadas pela professora Claudia Costin a partir da experiência internacional.
  • Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020
    A convite dos autores Andreas Schleicher (OCDE) e Fernando Reimers (Harvard), o CEIPE preparou a versão em português do documento "A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020". Com tradução de Raquel de Oliveira e revisão de Claudia Costin e Teresa Pontual, "Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19" explica por que as necessárias medidas de isolamento social causarão uma disrupção na educação escolar por vários meses na maioria dos países do mundo.
  • Reabrindo Escolas no Contexto Covid-19: Diretrizes de Saúde e de Segurança de Outros Países
    "Reabrindo Escolas no Contexto Covid-19: Diretrizes de Saúde e de Segurança de Outros Países" é um informe de políticas públicas produzido pelo Learning Policy Institute, com tradução do CEIPE para o português. Este resumo compila informações preliminares sobre diretrizes de saúde e segurança de cinco países que continuaram ou reabriram as escolas durante o surto de Covid-19: China, Dinamarca, Noruega, Cingapura e Taiwan. O policy brief foca em diretrizes em três áreas: frequência, distanciamento social, higiene e limpeza. As informações foram coletadas de documentos de orientação sobre saúde e segurança do Ministério da Educação de cada país (a partir de 3 de maio), além de artigos na mídia e em periódicos).

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