• Dimensões do diálogo: Como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?
    “Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem escolar?” é um documento produzido pelo FGV CEIPE, em parceria com a Undime (União dos dirigentes municipais de Educação), a Fundação Lemann e o Instituto Natura, que busca de apoiar e incentivar trocas entre lideranças educacionais, com objetivo de minimizar os danos causados pela pandemia da COVID-19 à aprendizagem escolar de alunos de todo o país. Foi a partir de entrevistas com representantes de conselhos de educação, redes de ensino e especialistas nacionais e internacionais, que temas sensíveis no contexto educacional pandêmico foram debatidos, como por exemplo: calendário escolar, registro de atividades e avaliação. O documento traz casos de sucesso, possibilitando, assim, tanto o apoio a gestores educacionais na elaboração de estratégias possíveis, quanto o fortalecimento do debate público qualificado.   Data de publicação: fevereiro/2021
  • Educação Interrompida, Educação Repensada: Como a pandemia do Covid-19 está mudando a educação
    A convite dos autores Andreas Schleicher (OCDE) e Fernando Reimers (Harvard), o CEIPE preparou a versão em português do documento "Schooling disrupted, Schooling rethought: How the Covid-19 pandemic is changing education", o segundo relatório produzido pela OCDE sobre educação durante a pandemia. Com tradução de Juliana Rorigues e revisão de Claudia Costin e Teresa Pontual, "Educação Interrompida, Educação Repensada: Como a pandemia do Covid-19 está mudando a educação" propõe-se, novamente, a repensar a educação no contexto vigente, contemplando recomendações sobre a organização, gestão e instrução das escolas. 
  • Recomendações para a volta às aulas
    "Recomendações para a volta às aulas" é um documento-síntese preparado pelo CEIPE com o objetivo de auxiliar redes de ensino e seus respectivos gestores frente à pandemia do novo coronavírus. O material contém orientações listadas pela professora Claudia Costin a partir da experiência internacional.   Data de publicação: junho/2020
  • Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020
    A convite dos autores Andreas Schleicher (OCDE) e Fernando Reimers (Harvard), o CEIPE preparou a versão em português do documento "A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020". Com tradução de Raquel de Oliveira e revisão de Claudia Costin e Teresa Pontual, "Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19" explica por que as necessárias medidas de isolamento social causarão uma disrupção na educação escolar por vários meses na maioria dos países do mundo.   Data de publicação: abril/2020
  • Gerindo Sistemas Educacionais durante o COVID-19: Carta Aberta a um Ministro da Educação
    "Gerindo Sistemas Educacionais durante o COVID-19: Carta Aberta a um Ministro de Educação" é a versão em português do texto "Managing Education Systems During COVID-19: An Open Letter to A Minister of Education", assinado por Karen Mundy e Susannah Hares e publicado no site Center for Global Development. Com tradução de Juliana Rodrigues e revisão de Teresa Pontual, do CEIPE, o documento traz valiosas dicas para gestores educacionais durante a pandemia do coronavírus.   Data de publicação: março/2020

Páginas