Produção de Conhecimento Aplicado

Temos como objetivo fomentar a produção de conhecimento aplicado em educação no Brasil, desenvolvendo materiais que atendam às demandas e interesses de gestores públicos, de formadores de opinião, da academia e da imprensa.

 

Registramos e sistematizamos o conhecimento produzido pela equipe do CEIPE nos projetos de Apoio às Redes em que atuamos, traduzimos e adaptamos pesquisas e relatórios internacionais para o contexto local, produzimos relatos de caso, livros, relatórios, policy briefs, entre outros documentos que contribuam com o objetivo de melhorar a educação pública no Brasil. Todo material produzido pelo Ceipe poderá ser utilizado nos cursos da área de Formação de Lideranças.

 

Material já produzido pelo CEIPE:

 

POLÍTICAS PÚBLICAS EM AÇÃO - NÚMERO 4
Escolas Integradas: uma estratégia para um desenvolvimento escolar de qualidade

O quarto número do Políticas Públicas em Ação traz um informe de políticas públicas do Learning Policy Institute que apresenta a importância das escolas integradas na construção de uma educação equitativa e de qualidade para todos, sobretudo em comunidades mais vulneráveis. Essas escolas concentram dentro ou próximas de si um conjunto de serviços abrangentes (i.e., saúde, assistência social, etc.) para atender as necessidades da comunidade em que estão inseridas.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS EM AÇÃO - NÚMERO 3
Como Tornar a Formação Continuada de Professores Efetiva

O terceiro número da série Políticas Públicas em Ação traz um informe de políticas públicas do Learning Policy Institute que explora os elementos de uma formação continuada de professores efetiva, tais como aprendizagem ativa, modelos de colaboração docente, duração prolongada, entre outros.
 

 

 

POLÍTICAS PÚBLICAS EM AÇÃO - NÚMERO 2
Os Ingredientes dos Programas de Educação Infantil de Alta Qualidade

O segundo número da série Políticas Públicas em Ação traz um informe de políticas públicas do Learning Policy Institute que apresenta os principais elementos de uma educação infantil de qualidade, por meio da análise de políticas educacionais que geram impactos positivos no desenvolvimento das crianças, sobretudo para aquelas oriundas de famílias de baixa renda.

 

 

POLÍTICAS PÚBLICAS EM AÇÃO - NÚMERO 1
Intervenções Baseadas em Evidências: um Guia para os Estados

O primeiro número da série Políticas Públicas em Ação traz um informe de políticas públicas do Learning Policy Institute que analisa quatro intervenções capazes de gerar impactos positivos: (1) Formação continuada de professores; (2) Redução do tamanho de turmas; (3) Escolas integradas e serviços coordenados; e (4) Redesenho das escolas de ensino médio.

  
 

Como Melhorar Seu Ideb: Experiências que funcionam

Desenvolvido em parceria com a Comunitas, o livro traz estudos de caso de políticas públicas educacionais exitosas  em aumentar o Ideb, como as implementadas em Teresina, Jijoca de Jericoacoara e São José dos Campos. O  conteúdo se propõe a ser recurso adicional para apoiar líderes educacionais e profissionais da educação    interessados  em desenhar novas estratégias para alavancar os indicadores de fluxo e rendimento nas etapas do  ensino básico.

 

 

Millions Learning: Ampliando a escala da educação de qualidade em países em desenvolvimento

Elaboração da versão brasileira do relatório Millions Learning em parceria com a Brookings Institution e a  Universidade  de Harvard. O documento traz 14 estudos de caso de países em desenvolvimento em que a educação  de qualidade ganhou escala, levantando os elementos fundamentais para projetar, entregar, financiar e possibilitar o  ganho de escala na educação de qualidade.

 

 

Por uma nova formação continuada: Diálogos, experiências e a formação de professores no século 21

O livro traz estudos de caso nacionais e internacionais sobre formação continuada de professores e descreve problemas da qualidade de ensino no Brasil vinculados a essa temática, destacando a urgência de se promover soluções viáveis para que estes servidores desenvolvam seu papel de forma efetiva.

 

AULA NOTA 10 2.0

Revisão da tradução do livro Aula Nota Dez 2.0 (título original, Teaching like a Champion), em parceria com a  Fundação Lemann. De autoria de Doug Lemov, o livro traz boas práticas e procedimentos de manejo de sala a fim de  melhorar a qualidade das aulas ministradas. Lançado pela Penso Editora em Dezembro de 2017.