Quinto episódio do podcast "Desvendando Evidências" debate a Educação Híbrida

O podcast “Desvendando Evidências”, iniciativa do FGV CEIPE em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura e apoio da Fundação Bradesco, lançado em maio, apresenta o quinto episódio do projeto. O policy brief “Educação híbrida: reflexões para a educação pós-pandemia”, que faz parte da série "Políticas Educacionais em Ação" do FGV CEIPE, é o tema deste novo episódio, que tem como convidada uma das autoras da publicação.

Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e cofundadora da Tríade Educacional, busca apresentar as principais características do Ensino Híbrido e sua implementação num cenário pós-pandemia. Com o fechamento das escolas em março de 2020, a proposta de ensino remoto apareceu como uma nova metodologia e os ambientes de aprendizagem passaram a ocupar os espaços digitais, através dos recursos de tecnologia. Com o retorno das aulas presenciais, e considerando que nem todos os estudantes irão conseguir estar presentes nas escolas,  o modelo híbrido surge como uma ferramenta capaz de suprir essa lacuna de forma estratégica. Porém, observando as distintas realidades de acesso às plataformas digitais no país, é preciso discutir os aspectos essenciais para que essa integração entre espaço físico e virtual aconteça dentro de uma dimensão equitativa.

A série apresentada pelo Canal Futura é comandada pela jornalista Monalisa Vasconcelos. O propósito do podcast é debater sobre as evidências acadêmicas para políticas públicas com foco na educação básica de uma forma mais acolhedora e descontraída, conhecendo não só as pesquisas recentes do campo da educação, como também, suas histórias e os pesquisadores por trás de cada uma delas. Ouça o “Desvendando Evidências” na sua plataforma de streaming de áudio favorita.

Episódio 5

Publicação tema do episódio "Educação híbrida: reflexões para a educação pós-pandemia", assinada por Lilian Bacich.