Quarto episódio do podcast "Desvendando Evidências" debate Recuperação de Aprendizagem

O podcast “Desvendando Evidências”, iniciativa do FGV CEIPE em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura e apoio da Fundação Bradesco, lançado em maio, apresenta o quarto episódio do projeto. O policy brief “Estratégias para recuperação de aprendizagem”, que faz parte da série "Políticas Educacionais em Ação" do FGV CEIPE, é o tema deste novo episódio, que tem como convidada uma das autoras da publicação. Priscilla Bacalhau, doutora, mestre, bacharel em Economia e consultora de impacto social,  busca mostrar que não basta somente promover o aumento do acesso às escolas, é necessário trabalhar em estratégias que assegurem o processo de aprendizagem. A partir de dados educacionais, é possível ver a defasagem de conhecimentos básicos que afeta o Brasil. Em comparação com países mais ricos, para um estudante brasileiro alcançar o nível de proficiência de um aluno de país desenvolvido, seriam necessários muitos anos de investimentos para que o grau de aprendizagem entre esses jovens fosse equiparado. Nesse sentido, dentro do cenário pandêmico, essa crise se agravou ainda mais, impactando a trajetória escolar de crianças e adolescentes, principalmente entre os que estão em maior situação de vulnerabilidade. Por isso, é através de diagnósticos, incentivo, reformas estruturais, uso de novas tecnologias, e entre outras medidas sistêmicas, que será possível mitigar o quadro deficitário de aprendizagem no país. A série apresentada pelo Canal Futura é comandada pela jornalista Monalisa Vasconcelos. O propósito do podcast é debater sobre as evidências acadêmicas sobre políticas públicas com foco na educação básica de uma forma mais acolhedora e descontraída, conhecendo não só as pesquisas recentes do campo da educação, como também, suas histórias e os pesquisadores por trás de cada uma delas. Ouça o “Desvendando Evidências” na sua plataforma de streaming de áudio favorita.

Episódio 04

Publicação tema do episódio “Estratégias para promover a recuperação de aprendizagem", assinada por Priscilla Bacalhau.