Oitavo episódio do podcast "Desvendando Evidências" debate as Prioridades na Primeira Infância
O podcast “Desvendando Evidências”, iniciativa do FGV CEIPE em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura e apoio da Fundação Bradesco, lançado em maio, apresenta o quinto episódio do projeto. O policy brief “Prioridades na Educação Infantil”, que faz parte da série "Políticas Educacionais em Ação" do FGV CEIPE, é o tema deste novo episódio, que tem como convidada uma das autoras da publicação.
Ana Cláudia Cipriano, doutora em Ciências e pesquisadora na agenda de Primeira Infância do LEPES, busca apresentar as evidências da importância de se garantir um ensino qualitativo durante os anos iniciais. A Educação Infantil é a etapa da educação que acompanha as crianças numa fase primoridal do desenvolvimento, chamada primeira infância. Com o objetivo de universalizar o acesso a essa etapa, as políticas públicas brasileiras estão voltadas ao aumento de vagas em creches e pré-escolas. Porém, o principal problema durante essa etapa está relacionada com a diferença de qualidade do atendimento oferecido dentro do sistema de educação do país. Por isso, as avaliações focadas em processos são um caminho para alcançar essa qualidade, objetivando acrescentar novos elementos à discussão sobre o tema, indo além da pauta sobre acesso.
A série apresentada pelo Canal Futura é comandada pela jornalista Monalisa Vasconcelos. O propósito do podcast é debater sobre as evidências acadêmicas para políticas públicas com foco na educação básica de uma forma mais acolhedora e descontraída, conhecendo não só as pesquisas recentes do campo da educação, como também, suas histórias e os pesquisadores por trás de cada uma delas. Ouça o “Desvendando Evidências” na sua plataforma de streaming de áudio favorita.
Publicação tema do episódio "Prioridades na Educação Infantil", assinada por Ana Cláudia Cipriano.