Edital OTec 2021/01: Está aberto o processo seletivo para novos integrantes da Rede de Instituições do Observatório Tecnologia na Escola - OTec

Estão abertas as inscrições para a entrada de novos integrantes na Rede de Instituições do Observatório Tecnologia na Escola - Rede OTec. Poderão inscrever-se as instituições com experiência em monitoramento e avaliação (M&A) de projetos e políticas educacionais.

Instituições com interesse em participar dos editais para contratação de pesquisas qualitativas de efetividade, que serão realizadas nos territórios da Iniciativa BNDES Educação Conectada, devem realizar a adesão à Rede OTec o mais breve possível, uma vez que estes editais apenas aceitam como proponentes as instituições já vinculadas à Rede.

O OTec faz parte de ampla estratégia de Monitoramento e Avaliação (M&A) da Iniciativa BNDES Educação Conectada e atua como um centro de convergência, produção e difusão de dados, informações e conhecimentos sobre o uso de tecnologia nas escolas. Atualmente, a Rede OTec tem o FGV CEIPE como instituição âncora e conta com 32 instituições, dentre elas, universidades, grupos de pesquisa e organizações da sociedade civil.

Os membros da Rede OTec contribuem por meio de: acompanhamento das ações de M&A da Iniciativa BNDES, produção de estudos a partir dos dados a eles disponibilizados, aporte de sugestões para funcionamento do OTec, participação em reuniões e eventos de compartilhamento.

A Iniciativa BNDES Educação Conectada é uma ação que visa a acelerar e aprimorar o programa nacional de inserção da tecnologia nas escolas públicas. Atualmente, a Iniciativa realiza ações em 11 municípios - distribuídos nos estados de Tocantins, Paraíba, Sergipe, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul - selecionados por meio de Chamada Pública.

As solicitações  de adesão à Rede OTec podem ocorrer a qualquer momento ao longo do ano de 2021. Contudo, são previstos apenas três momentos para homologação dos selecionados.

Quem pode se inscrever? Universidades e seus órgãos, unidades acadêmicas, centros de pesquisa ou institutos; Faculdades; Institutos Federais; Organizações da Sociedade Civil; Instituições multilaterais e suas agências especializadas; Instituições públicas ou órgãos governamentais que realizem pesquisas científicas. Exige-se experiência comprovada em monitoramento e avaliação de políticas ou projetos na educação básica.

Confira o Edital OTec 2021/01 na íntegra!