Formação de Líderes

Qualquer mudança na educação pública passa por pessoas, principalmente aquelas que estão nas mais de 5.500 secretarias municipais e estaduais de educação do Brasil. Sem equipes técnicas qualificadas capazes de diagnosticar os problemas, pensar soluções e com capacidade de implementá-las, não teremos redes públicas de ensino de qualidade. Nossos projetos de Apoio às Redes, necessariamente contém um forte componente de qualificação das equipes com as quais trabalhamos para que possam dar continuidade ao trabalho após a saída dos nossos consultores. Um dos principais meios de apoio é a mentoria que oferecemos aos Secretários de Educação. Nossa metodologia parte de uma matriz de competências que todo gestor educacional deve dominar, identifica lacunas e oferece apoio neste desenvolvimento, permitindo que a/o Secretária/o se sinta mais capaz de promover a transformação da sua rede de ensino, garantindo inclusive a melhoria da aprendizagem dos seus alunos, de maneira efetiva e duradoura.

 

Identificamos no Brasil uma lacuna de mestrados profissionais na área de educação que atendam a demanda das Secretarias de terem em seus quadros profissionais com uma visão ampla de implementação de políticas educacionais nas suas mais diversas áreas, inclusive na formação de gestores escolares e de professores. Partindo da forte tradição da Ebape/FGV – escola em que estamos inseridos – na área de gestão, propomos a criação de um mestrado profissional com três ênfases:

 

1.      Gestão Educacional

2.      Gestão Escolar

3.      Gestão de Sala de Aula

 

Além do mestrado profissional, acreditamos na mentoria como uma estratégia de formação de lideranças na gestão pública. Neste sentido desenvolvemos uma metodologia de mentoria para gestores públicos e a implementamos em parceria com nossos apoiadores em diversas localidades.