FGV EBAPE

Diretora

Claudia Costin é Diretora do CEIPE e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard. Foi até recentemente Diretora Global de Educação do Banco Mundial. Antes disso, Claudia Costin foi Secretária Municipal de Educação no Rio de Janeiro, de janeiro de 2009 a maio de 2014. Sob sua liderança, a aprendizagem medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais, aumentou 22%. Claudia foi vice-presidente da Fundação Victor Civita, dedicada a melhorar o desempenho da Educação Pública no Brasil. Acreditando no poder transformador da Educação, ajudou a criar o movimento da sociedade civil Todos pela Educação, onde também atuou como membro do Comitê Técnico. Suas posições anteriores incluem a de Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, Ministra de Administração e Reforma do Estado e Presidente da Promon-Intelligens, empresa voltada para e-learning. Trabalhou também apoiando diversos países africanos em políticas públicas e modernização do Estado. Atualmente, Claudia preside o Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro, que, sob sua gestão, trabalha na construção de uma Agenda Prioritária da Educação para o Estado do Rio de Janeiro. Claudia é professora universitária, tendo atuado na PUC-SP, na Fundação Getúlio Vargas, no INSPER e, como professora visitante, na École Nationale d’Administration Publique, no Québec e na Universidade de Harvard, onde se encontra atualmente. É Mestre em Economia pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, onde também cursou o doutorado em Administração.

Gerente-Executiva

Tássia Cruz é gerente-executiva do CEIPE e professora da Escola de Politicas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (EPPG/FGV-Brasília). Possui PhD em Economia da Educação e mestrado em Economia pela Universidade de Stanford. É graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Rio. A pesquisa desenvolvida em seu doutorado analisa as decisões de contratação de professores dos governos municipais no Brasil. Tássia foi gerente de projetos na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Trabalhou como consultora do Banco Mundial em parceria com diversas Secretarias de Educação em avaliações de impacto de programas educacionais e para formar professores e supervisores escolares em métodos de observação em sala de aula. Possui ampla experiência em pesquisas sobre financiamento da educação básica, avaliação de impacto de programas educacionais e mercado de trabalho de professores no Brasil.

 

Coordenadora de Comunicação

Andressa Mendonça é jornalista e produtora com mais de dez anos de experiência em televisão e mídia digital. Formada pela PUC Minas, trabalhou na TV Globo de Belo Horizonte e no canal de notícias GloboNews, no Rio de Janeiro, onde participou de coberturas em eventos como Rio + 20, Jornada Mundial da Juventude, Rock in Rio, Olimpíada e Eleições. Também foi colaborada de sites de cultura, música, cinema e literatura, além de monitora no Laboratório de Vídeo e TV da PUC Minas. Antes de cursar Jornalismo, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo. Hoje, é responsável pela assessoria de comunicação e de imprensa do CEIPE.

 

Coordenadora de Projetos

Área: Evidências em Políticas Educacionais

Ariana Britto é Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2019), Mestre em Economia pela mesma universidade (2012) e economista pelo Instituto de Economia da Unicamp. Atualmente é coordenadora de produção de conhecimento do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) na Fundação Getulio Vargas. Anteriormente lecionou durante sete anos no curso de Graduação em Economia do Grupo Ibmec (RJ). Atuou como pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) vinculado à FEA-USP/RP e no Instituto de Estudos Sociais e do Trabalho (IETS) no Rio de Janeiro. É pesquisadora associada do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE) e membro da Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP). Atua em temas relacionados à economia social, história econômica e avaliação econômica de políticas públicas.

Assessor Acadêmico

Cristiano Americano integra a equipe do CEIPE na área de relacionamento e planejamento de programas e eventos acadêmicos. Com MBA em Relações Governamentais pela FGV, é relações públicas e designer, pelo Instituto Europeu de Design, rede internacional de escolas de design, com prática nos campos da educação e de pesquisa, para as áreas de design e comunicação. Atua na área da educação desde 2011, quando foi convidado pelo subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sob a gestão da secretária Claudia Costin, para a coordenação e gestão de parcerias do projeto GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Entre 2014 e final de 2016, foi responsável pela área de relacionamento e eventos da ONG LABi - Laboratório de Inovação Educacional. Na área de arquitetura e design, participou da concepção, montagem e curadoria da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília, além de outros projetos.

Coordenadora de Projetos

Área: Formação de Líderes em Políticas Educacionais

Deborah Lourenço é profissional da área de educação com foco em políticas públicas. Graduou-se em Relações Internacionais pela Smith College, em Massachusetts, e é Mestre em Educação Comparativa pela Stanford University. Foi avaliadora do MEC na Seeduc (RJ), auxiliando na implementação do programa nacional de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Atraída pelo universo da educação e gestão pública, desde 2013 Deborah faz, em paralelo, trabalhos de mentoria, auxiliando jovens negros, de periferia e oriundos de escolas públicas a estudar no Estados Unidos. 

Estagiário

Área: Operações e Estratégia

Henrique Cerqueira Agueda é estudante do curso de Administração de Empresas da Escola de Negócios (IAG) da PUC-Rio. Já atuou na área de logística de eventos e cadeia de suprimentos no ramo de hotelaria nos Estados Unidos e atualmente integra a equipe de operações e estratégia do CEIPE como estagiário.
 

Coordenador de Operações e Estratégia

Marcos Moraes é Bacharel em Administração pela Fundação Getulio Vargas e pós graduando em Finanças Empresariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em backoffice na iniciativa privada e no setor público. Trabalhou com comunicação institucional, desenvolvimento de negócios, gestão de vendas, compras públicas e finanças públicas. Atuou como diretor administrativo-financeiro do Instituto de Previdência do Governo do Maranhão, onde iniciou a trajetória como Trainee de Gestão Pública recrutado pelo Vetor Brasil. Atualmente, é coordenador de operações & estratégia do CEIPE.

Assistente Financeira

Nathalia Pimenta é graduada em Marketing pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, atuando no setor financeiro de empresas privadas há 3 anos, com foco em análise de dados, geração de relatórios específicos da área, criação de dashboard e análise de informações financeiras e contábeis da empresa. Atualmente, Nathalia assiste a área financeira do CEIPE junto à Controladoria da FGV EBAPE.

Coordenadora de Projetos

Área: Implementação de Políticas Educacionais

Patrícia Bizzotto é graduada em Engenharia Mecânica pela UFMG e Mestre em Engenharia e Ciências Térmicas pela UFSC. Trabalhou na Vale e na Siemens aplicando Gerenciamento de Rotina (PDCA) e monitorando indicadores de Engenharia de Projeto. Ingressou, em 2018, no Programa de Desenvolvimento de Lideranças Ensina Brasil. Nesta oportunidade, foi professora de Matemática em uma escola pública em situação de vulnerabilidade no Espírito Santo, onde desenvolveu uma série de projetos extracurriculares. Atualmente é aluna do curso de extensão Educação, Pobreza e Desigualdade Social na UFES, embaixadora Politize! e ativista do Movimento Mapa Educação.

Estagiário

Área: Formação de Líderes em Políticas Educacionais

Wilker Bento é graduado em História pela Universidade Federal Fluminense e estudante de Jornalismo também na UFF. Participou como monitor e professor de Filosofia no curso pré-vestibular comunitário Locus, do Colégio Estadual Pandiá Calógeras, em São Gonçalo. Atuou como voluntário no curso pré-vestibular social da Primeira Igreja Batista de Largo da Ideia, em São Gonçalo, ministrando aulas de História e Geografia. Também trabalhou nos colégios Equipe 1 e Jean Piaget, no mesmo município. Atualmente, é colunista do site esportivo Museu da Pelada.