FGV EBAPE

Diretora

Claudia Costin é Fundadora e Diretora do FGV CEIPE e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard. Foi até recentemente Diretora Global de Educação do Banco Mundial. Nos anos de 2018/2019, integrou a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT – Organização Internacional do Trabalho, uma agência das Nações Unidas. Antes disso, Claudia Costin foi Secretária Municipal de Educação no Rio de Janeiro, de janeiro de 2009 a maio de 2014. Sob sua liderança, a aprendizagem medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais, aumentou 22%. Claudia foi vice-presidente da Fundação Victor Civita, dedicada a melhorar o desempenho da Educação Pública no Brasil. Acreditando no poder transformador da Educação, ajudou a criar o movimento da sociedade civil Todos pela Educação, onde é Conselheira. Suas posições anteriores incluem a de Secretária de Cultura do estado de São Paulo, Ministra de Administração e Reforma do Estado e Presidente da Promon-Intelligens, empresa voltada para e-learning. Trabalhou também apoiando diversos países africanos em políticas públicas e modernização do Estado. Atualmente, Claudia integra o Conselho Administrativo e Consultivo de diversas entidades tais como Telefônica Vivo, Fundação Telefônica, Instituto Unibanco, Escola Mais, FTD Educação e Colégios Maristas, Vereda Educação, Instituto Ayrton Senna, Movimento Pela Base, UIL - Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida - Institute for Lifelong Learning - da Unesco, Qatar Foundation, Fundación Bunge y Born, entre outras. Claudia é professora universitária, tendo atuado na PUC-SP, na Fundação Getúlio Vargas, no INSPER e, como professora visitante, na École Nationale d’Administration Publique. É Mestre em Economia pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, onde também cursou o doutorado em Administração. É articulista da Folha de São Paulo, escrevendo semanalmente sobre educação, e comentarista-especialista em educação para a CNN Brasil.

Gerente-Executiva

Tássia Cruz é professora da Fundação Getulio Vargas e gerente-executiva do CEIPE (FGV EBAPE). Possui PhD em Economia da Educação e mestrado em Economia pela Universidade de Stanford. Foi coordenadora de ensino da graduação na FGV-Brasília, e já publicou artigos na área da economia da educação em revistas internacionais e nacionais. É especialista em financiamento e avaliação de políticas educacionais, tendo passado por instituições como Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Banco Mundial.

Coordenadora de Comunicação

Andressa Lopes é jornalista e produtora com mais de dez anos de experiência em televisão e mídia digital. Formada pela PUC Minas, trabalhou na TV Globo de Belo Horizonte e no canal de notícias GloboNews, no Rio de Janeiro, onde participou de coberturas em eventos como Rio + 20, Jornada Mundial da Juventude, Rock in Rio, Olimpíada e Eleições. Também foi colaborada de sites de cultura, música, cinema e literatura, além de monitora no Laboratório de Vídeo e TV da PUC Minas. Antes de cursar Jornalismo, concluiu graduação em Arquitetura e Urbanismo. Hoje, é coordenadora de comunicação no CEIPE.

 

Estagiário

Área: Operações e Estratégia

Graduando em Ciências Econômicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE - UERJ). Atualmente é estagiário na área de Operações e Estratégia.

Assessor Acadêmico

Cristiano Americano integra a equipe do CEIPE na área de relacionamento e planejamento de programas e eventos acadêmicos. Com MBA em Relações Governamentais pela FGV, é relações públicas e designer, pelo Instituto Europeu de Design, rede internacional de escolas de design, com prática nos campos da educação e de pesquisa, para as áreas de design e comunicação. Atua na área da educação desde 2011, quando foi convidado pelo subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sob a gestão da secretária Claudia Costin, para a coordenação e gestão de parcerias do projeto GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Entre 2014 e final de 2016, foi responsável pela área de relacionamento e eventos da ONG LABi - Laboratório de Inovação Educacional. Na área de arquitetura e design, participou da concepção, montagem e curadoria da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília, além de outros projetos.

Estagiária

Área: Comunicação

Julia Pereira Gattulli é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Escola de Comunicação da UFRJ. Atualmente faz parte do grupo de estagiários do CEIPE na área de comunicação.

Coordenadora da área Desenvolvimento de Líderes Educacionais

Luísa Gomes de Almeida Vilardi é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2021), Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2012), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2021) e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Atualmente é coordenadora de Desenvolvimento de Líderes do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É pesquisador​a associada no Grupo de Pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio) e, anteriormente,  foi colaboradora no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP). Tem interesse nas discussões relacionadas a políticas públicas, avaliação e gestão educacional.

Coordenador de Operações e Estratégia

 

Marcos Moraes é mestre em Administração Pública e bacharel em Administração, ambos pela FGV. Cursou o MBA em Finanças Empresariais da UFRJ. Tem experiência profissional em gestão na iniciativa privada, terceiro setor e governo. Trabalhou com comunicação institucional, desenvolvimento de negócios, gestão de vendas, compras e finanças públicas. Atuou como diretor administrativo-financeiro do Instituto de Previdência do Maranhão, onde iniciou sua trajetória como Trainee de Gestão Pública recrutado pelo Vetor Brasil. Atualmente, é coordenador de operações & estratégia do FGV CEIPE.

Analista Financeira

Nathalia Pimenta é graduada em Marketing pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, atuando no setor financeiro de empresas privadas há 3 anos, com foco em análise de dados, geração de relatórios específicos da área, criação de dashboard e análise de informações financeiras e contábeis da empresa. Atualmente, Nathalia assiste a área financeira do CEIPE junto à Controladoria da FGV EBAPE.

Coordenador da área Produção de Conhecimento em Políticas Educacionais

Pedro Rodrigues é bacharel, com bolsa-mérito, em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e graduando em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou por alguns anos na estruturação da área de Monitoramento & Avaliação do Ensina Brasil. Atualmente é o coordenador da área Produção de Conhecimento em Políticas Educacionais do CEIPE.

E-mail: pedro.rodrigues@fgv.br

Especialista em Apoio à Implementação de Políticas Educacionais

Área: Apoio à Implementação de Políticas Educacionais

Patrícia Bizzotto é graduada em Engenharia Mecânica pela UFMG e Mestre em Engenharia e Ciências Térmicas pela UFSC. Trabalhou na Vale e na Siemens aplicando Gerenciamento de Rotina (PDCA) e monitorando indicadores de Engenharia de Projeto. Ingressou, em 2018, no Programa de Desenvolvimento de Lideranças Ensina Brasil. Nesta oportunidade, foi professora de Matemática em uma escola pública em situação de vulnerabilidade no Espírito Santo, onde desenvolveu uma série de projetos extracurriculares. Atualmente é aluna do curso de extensão Educação, Pobreza e Desigualdade Social na UFES, embaixadora Politize! e ativista do Movimento Mapa Educação.