A concepção do projeto Matriz de competências para gestores e corpo técnico que atuam na implementação, expansão e monitoramento do Ensino Médio Integral partiu da premissa de que, ao conhecer as competências e habilidades das pessoas que cotidianamente dedicam-se à construção de uma educação pública de qualidade e com equidade, é possível aprimorar competências bem estabelecidas e, ao mesmo tempo, desenvolver novas.

O foco nos gestores e técnicos que trabalham com a implementação, expansão e monitoramento do Ensino Médio Integral (EMI) deu-se por ser esta uma etapa da educação básica que requer bastante atenção. Dados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2022 apontam que o número de matrículas realizadas no ensino médio em 2022 foi 5,3% menor do que no ano anterior. Contudo, apesar de menos matrículas, as análises preliminares apontam que o número de alunos inscritos nas escolas de tempo integral aumentou 10,5%.

Diante disso, é fundamental desenvolver competências nos gestores e técnicos das secretarias de educação do país para que eles possam desenvolver habilidades que os capacitem a construir um projeto de educação integral na rede educacional que seja interessante para os jovens, e que faça com que estes queiram permanecer na escola e dar prosseguimento aos estudos.

Para desenvolver a Matriz foram realizadas, ao longo de um semestre, levantamento de literatura, pesquisas, entrevistas, grupos focais com gestores e técnicos das redes de Pernambuco e Espírito Santo e discussões interinstitucionais para que ela pudesse se tornar um produto construído de maneira coletiva e colaborativa e que, de certa forma, refletisse também as necessidades das pessoas que atuam profissionalmente com o EMI.

No projeto foram desenvolvidos quatro produtos, são eles: a Matriz em pdf, a Matriz em Excel, o questionário de nivelamento e a Nota Técnica.