Apoio às Redes Públicas de Ensino

A primeira frente de trabalho do Ceipe está centrada no suporte à gestão de redes públicas de ensino no desenho e implementação de políticas educacionais. Para a garantia de ações bem-sucedidas, utilizamos como metodologia de ação a formação dos gestores de políticas educacionais, fornecendo suporte personalizado por meio de mentorias para os líderes das redes e suas equipes de trabalho. Iniciamos nossa ação a partir de um diagnóstico da realidade local e nos preocupamos com a legitimidade, efetividade e continuidade das ações implementadas, bem como com sua replicabilidade e capacidade de contribuir com a transformação educacional de outras Redes. Desta forma, temos como premissa documentar e divulgar todos os nossos projetos de apoio às Redes.

As sessões junto aos secretários são conduzidas pela Diretora do Ceipe, Claudia Costin. Com uma extensa trajetória na Administração Pública, Claudia possui ampla expertise para apoiar os gestores educacionais públicos em seu legado de transformação educacional em curso. Concomitantemente, os consultores do Ceipe trabalham ao lado das equipes das Secretarias auxiliando-os na implementação efetiva das políticas da Rede, na identificação de gargalos e criação de soluções efetivas e adaptadas ao contexto local.

Acreditamos que cada etapa da educação básica possui objetivos específicos e, por isso, voltamos nossas ações em campo para a promoção da ampliação do acesso e a melhoria da qualidade na Educação Infantil e para a melhoria da aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio.

O Ceipe apoia as redes em diversas frentes de trabalho, a depender da demanda e interesse das secretarias municipais ou estaduais de educação. Atuamos na:

Gestão Pedagógica: Ações voltadas ao currículo/implementação da BNCC, materiais, formação de professores e avaliação da aprendizagem.

Gestão da Rede: Acompanhamento, monitoramento e supervisão dos resultados das escolas, políticas de incentivos, aprimoramento dos processos de matrícula, ampliação de vagas, reordenamento/redesenho de oferta de tipos de escola.

Gestão Financeira: Políticas voltadas à qualidade dos gastos e aplicação dos recursos alinhado aos resultados.

Gestão de Pessoas: Ações voltadas à seleção, formação e carreira de professores, profissionais da educação e líderes educacionais.

Em 2017 o Ceipe atuou nas seguintes redes:

Lajeado/RS: apoio à rede municipal em três frentes: (i) Gestão de Rede: planejamento de ampliação da oferta de vagas em Educação Infantil, priorizando o atendimento da pré-escola, e reorganização da Rede para melhor aproveitamento dos recursos (ii) Gestão Pedagógica: apoio à concepção de um Plano Diretor para a Educação Municipal e (iii) Gestão Financeira: análise da qualidade dos gastos públicos em educação e concepção de um plano de sustentabilidade financeira. O projeto também incorpora mentoria para o Secretário e equipe da Secretaria.

Pelotas/RS: financiado pelo Comunitas como parte da Rede Juntos, o Ceipe oferece apoio na Gestão Pedagógica da rede, por meio do desenho e implementação de um modelo de gestão pedagógica que contemple a melhoria do Ideb no ano de 2017 e o fomento à cultura de avaliação da aprendizagem. O projeto também incorpora mentoria para o Secretário e equipe da Secretaria.

Taubaté/SP e Guarulhos/SP: financiado pela Fundação Lemann, as ações nas duas cidades paulistas preveem a realização de sessões de mentoria da Diretora do Ceipe com os secretários das Redes atendidas pelo programa Formar.