Apoio às Redes Públicas de Ensino

A primeira frente de trabalho do CEIPE está centrada no suporte à gestão de redes públicas de ensino no desenho e implementação de políticas educacionais. Iniciamos nossa ação a partir de um diagnóstico da realidade local e nos preocupamos com a legitimidade, efetividade e continuidade das ações implementadas, bem como com sua replicabilidade e capacidade de contribuir com a transformação educacional de outras Redes. Desta forma, temos como premissa documentar e divulgar todos os nossos projetos de apoio às Redes.

Acreditamos que cada etapa da educação básica possui objetivos específicos e, por isso, voltamos nossas ações em campo para a promoção da ampliação do acesso e a melhoria da qualidade na Educação Infantil e para a melhoria da aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio. Os consultores do CEIPE trabalham ao lado das equipes das Secretarias auxiliando-os na implementação efetiva das políticas da Rede, na identificação de gargalos e na criação de soluções efetivas e adaptadas ao contexto local.

O CEIPE apoia as redes em diversas frentes de trabalho, a depender da demanda e interesse das secretarias municipais ou estaduais de educação:

Gestão Pedagógica: Ações voltadas ao currículo/implementação da BNCC, materiais, formação de professores e avaliação da aprendizagem.

Gestão da Rede: Acompanhamento, monitoramento e supervisão dos resultados das escolas, políticas de incentivos, aprimoramento dos processos de matrícula, ampliação de vagas, reordenamento/redesenho de oferta de tipos de escola.

Gestão Financeira: Políticas voltadas à qualidade dos gastos e aplicação dos recursos alinhada aos resultados.

Gestão de Pessoas: Ações voltadas à seleção, formação e carreira de professores, profissionais da educação e líderes educacionais.

Projetos em andamento:

Boa Vista/RR: financiado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o projeto prevê o diagnóstico do atendimento de educação infantil no município, a elaboração do currículo para esse segmento em consonância com a BNCC, o apoio à sua implementação através da formação continuada dos educadores e a documentação de todo o processo para que possa servir de referência para outras redes. Inclui, ainda, sessões de mentoria da Secretária de Educação com a Diretora do CEIPE, Claudia Costin. Data de início: Dezembro de 2017

Projetos já realizados:

Lajeado/RS: apoio à rede municipal em três frentes: (i) Gestão de Rede: planejamento de ampliação da oferta de vagas em Educação Infantil, priorizando o atendimento da pré-escola, e reorganização da Rede para melhor aproveitamento dos recursos (ii) Gestão Pedagógica: apoio à concepção de um Plano Diretor para a Educação Municipal e (iii) Gestão Financeira: análise da qualidade dos gastos públicos em educação e concepção de um plano de sustentabilidade financeira. O projeto também incorpora mentoria para o Secretário e equipe da Secretaria. Período de execução: de julho de 2017 a janeiro de 2018.

Pelotas/RS: financiado pelo Comunitas como parte da Rede Juntos, o CEIPE oferece apoio na Gestão Pedagógica da   rede, por meio do desenho e implementação de um modelo de gestão pedagógica que contemple a melhoria do Ideb no ano de 2017 e o fomento à cultura de avaliação da aprendizagem. O projeto também incorpora mentoria para o Secretário e equipe da Secretaria. Período de execução: de junho de 2017 a janeiro de 2018.